Somente quem já navegou e enfrentou as adversidades do mar e da convivência a bordo de navios, tem a condição real de caracterizar o que é uma verdadeira fadiga.
Definida como um estado de desgaste devido a um esforço
físico ou mental, eu diria que as condições ambientais da vida em um navio,
devido às adversidades anormais enfrentadas no dia-a-dia em uma aventura
marítima, é que levam a uma fadiga.
Abaixo vou enumerar algumas situações para reflexão:
Fatores Físicos: São
as condições ambientais do trabalho, jornadas prolongadas com excesso de trabalho
sem o devido descanso, bem como posturas adversas durante balanço e enfretamento
a situações incomodativas. Exemplos:
Desconforto sonoro, ruídos de equipamentos e maquinário,
Trepidação dos motores e maquinário,
Movimentos devido às ondas em forma de movimentos 3
lineares (suspensão, saltar e oscilação) e 3 rotacionais (balanço, arfagem e
guinar),
Variações rápidas da pressão atmosférica,
Desconforto térmico em navegar nos dois hemisférios com mudanças
de calor e frio,
Luzes de equipamentos insatisfatórias ou em excesso,
Desconforto pela fumaça da chaminé e odores de cargas,
Atendendo serviços repetitivos de vigilância, serviços de
quarto, e atuando em constantes manobras de atracação, desatracação, fundeio e
suspender muitas vezes sem o descanso necessário,
Atuando em serviços durante as operações de carga e
descarga nos portos, policiando o trabalho dos estivadores.
Fatores Emocionais
Distanciamento social, distância dos familiares,
Falta de contato com os familiares,
Notícias de ocorrências na família, como morte ou doença,
À disposição 24 horas para qualquer emergência,
Convivendo com superiores tóxicos, ou sem planejamento do
tempo e das tarefas,
Ambiente de trabalho estressante, convivendo em
relacionamentos com colegas insatisfeitos ou indisciplinados,
Fatores Cognitivos: ocorrência
de desequilíbrio gerando exaustão de atenção, concentração, raciocínio e foco.
Vigilância sonora ou auditiva, durante forte nevoeiro com
visibilidade restrita, utilizando equipamentos como radar e AIS,
Concentração na interpretação e execução de operação de
manobra para evitar abalroamento ou colisão,
Raciocínio rápido pára evitar um acidente durante uma
manobra em área de muitas embarcações circulando,
Concentração nas ordens do Prático durante as manobras de
entrada e saída dos portos,
Tensão ao enfrentar tempestades: furacões, tornados, nevascas e tempestades de gelo e granizo,
Estes fenômenos aos quais, todos trabalhadores no mar
estão sujeitos, é que vai gerar cansaço físico e mental, que vai causar
diminuição da capacidade de trabalhar e reduzir as suas capacidades de operar
equipamentos e máquinas em suas atividades de serviço de quarto, manobras de
fundeio, suspender, atracação e desatracação.
Com relação à fadiga mental temos a síndrome de
esgotamento profissional (burnout) que provoca uma sensação de exaustão ou
esgotamento, que entendo ser uma resposta prolongada a estímulos emocionais que
são enfrentados a bordo em serviço no mar. Frente a todas essas situações é que
muitos profissionais perdem o interesse pela profissão.
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