ESTIVAGEM
DE CARGA
No transporte marítimo de
carga, com o implemento da "unificação de carga", que nada mais é que
reuni-la em um só corpo, ou seja, transformá-la em "uma unidade de
embarque" convenientemente preparada para o seu transporte.
Este princípio se
fundamentou em dar a forma de estivar a mercadoria em uma única embalagem que,
ao mesmo tempo lhe daria uma melhor proteção contra perdas, roubos, extravios,
quebras e deteriorações, emprego de uma única parcela de mão de obra,
proporcionando maior facilidade no manuseio, eficiência, economia em fretes,
utilização conjunta em outros modais, prescindir de uso de armazéns podendo
armazenar em pátios, dispensar embalagens reforçadas, economizar material de
peação e escoramento, e outros.
Em cada caso, o
carregamento, distribuição, armazenamento, segurança e monitoramento da carga,
é a primordial importância para a segurança do navio, seu pessoal e
equipamentos, bem como a sua capacidade de obter lucro para seus
proprietários. Se a carga não estiver bem estivada, pode representar uma
potencial forte de perigo para os outros container e para o navio bem como
representar um risco significativo para o meio ambiente, caso ocorra algum
desastre com o navio.
Hoje em dia a
responsabilidade pela arrumação da carga passou a ser dos operadores
portuários, armazenadores e exportadores, o comandante não tem acesso ao tipo
de arrumação feita em um container.
Este trabalho com base em
regras marinheiras, princípios, recomendações e orientações são para serem
lembradas durante a arrumação de carga em containeres e garantir, sobre os
pontos e planejamentos a serem lembrados durante a viagem oceânica.
Apesar do surgimento dos
containeres na década de 50, até hoje ainda vemos empresas arrumando cargas, esquecendo-se
dos princípios de que a carga dentro de um container está sujeito às mesmas
forças e riscos de danos como se estivesse embarcada na moda carga geral
(break-bulk).
Os mesmos princípios e
técnicas que regem a embalagem de exportação e armazenagem de cargas dos
embarques de break-bulk são válidos na preparação container para o transporte
intermodal.
Não podemos esquecer que
quando um navio enfrenta mar grosso, na superfície existem uma série de crista
de cavados de ondas, que fazem mover o navio nos principais movimentos que são,
o "balanço" que é uma oscilação transversal, e o "caturro"
(arfagem) que é uma oscilação longitudinal, fora o abatimento e o caimento
causados pelo efeito conjunto das ondas, das correntes de superfície e do
vento.
As embalagens como caixas de papelão, caixas de madeira, engradados ou outra embalagem devem ser qualificadas para um amortecimento adequado e capazes para suportar peso de carga empilhada até a 8 pés de altura, desta forma sendo capazes de sobreviver às pressões laterais exercidas por outras cargas estivadas adjacentes e na vertical do empilhamento de peso, evitando o esmagamento devido aos ângulos de inclinação.
As embalagens como caixas de papelão, caixas de madeira, engradados ou outra embalagem devem ser qualificadas para um amortecimento adequado e capazes para suportar peso de carga empilhada até a 8 pés de altura, desta forma sendo capazes de sobreviver às pressões laterais exercidas por outras cargas estivadas adjacentes e na vertical do empilhamento de peso, evitando o esmagamento devido aos ângulos de inclinação.
REGRAS
DE ESTIVAGEM DE CARGAS
Abaixo alguns exemplos de
instruções para uma boa estivagem.
A) CARGAS HOMOGÊNEAS OU IGUAIS (TAMANHO UNIFORME E PESO): CAIXAS DE
MADEIRA, ENGRADADOS E PALLETS
Devem ser empilhados em
camadas diretamente um sobre o outro, dentro dos limites e marcas expostas em
suas embalagens.
B) CAIXAS, ENGRADADOS E PALLETS DE VÁRIOS TAMANHOS
Devem ser empilhados de
forma que todos os volumes fiquem perfeitamente apoiados, e procurando
nivelar-se o mais possível cada camada, para apoio da camada seguinte.
Quando não for possível
devem ser utilizadas outras cargas deve ser preparado uma plataforma ou soalho
com tábuas de madeira (dunagem), para apoio da camada seguinte.
Regras
básicas: Volumes que contém produtos líquidos e que podem vazar
deverão ser colocados no fundo do container, caixas que contém gêneros que
precisam de ventilação devem ser estivadas nas camadas mais altas.
Todos os espaços vazios
(quebra de espaço) deverão ser enchidos com embalagens mais robustas, evitando
desmoronamento do bloco de estivagem.
A distribuição deve ser
proporcional aos sentidos evitando descentralização de pesos.
Orientações:
Observar sempre as instruções dos fabricantes que vem marcadas ou escritas nas
embalagens, referente ao lado que devem ficar (símbolo um cálice com a boca
para cima).
Se estas embalagens acima
descritas forem reforçadas com ripas e cintas metálicas, o certo seria ripa com
ripa, não havendo condições dar o desconto do deslocamento de uma ripa (se for
uma ripa), de duas se forem 2 ripas.
C) MÁQUINAS OU OUTROS ITENS PESADOS COMO BOBINAS, CARRETÉIS E ROLOS
Distribua o peso por
posicionamento adequado e utilizando de cunhas, berços de madeira para impedir
o movimento lateral e frente-e-ré, e para prevenir o movimento vertical utilizem
de peação (cintas metálicas, de nylon ou polipropileno, ou cabo de aço).
Quando se tratar de carga
que movimenta (rola), o melhor é colocar com o eixo no sentido transversal,
devido o movimento do caturro ser menos violento que o do balanço, quando não
for possível recomenda-se completar os espaços vazios com plataforma de madeira
evitando que deformem a antepara do container.
Regras
básicas: estas cargas dependendo do formato devem além de serem
peadas, também escoradas com cabos ou cintas.
Orientações:
Não podemos esquecer que existem limites de peso, para tal devem sempre
consultar a placa CSC que estipula a carga máxima para cada container, excessos
podem deformar ou quebrar o fundo do container (limites estes com base na
Convenção de 1972).
A distribuição deve ser
proporcional para evitar descentralização de pesos, o centro de gravidade da
carga tem de ser próximo do centro de gravidade do container, senão a carga
pode correr, existe o risco das mais pesadas avariarem os mais leves.
D) SACOS, SACAS E FARDOS
Existem três formas básicas
de estivar sacos:
"Saco a saco",
quando a mercadoria necessita bastante de ventilação
"Meio saco a meio
saco", quando a mercadoria não necessita de ventilação, o que neste
sistema aproveita melhor o espaço do que o primeiro caso.
"Estivagem
amarrada ou em cruz" (crosstier), quando há necessidade de impedir o
movimento dos sacos, este método é o mais usado, o que também impedem que as
pilhas se desfaçam, ou quando a mercadoria é de natureza muito móvel, como
exemplo a soja.
Regras
básicas: Usar uma camada de tábuas (dunagem) suficientes sobre
piso do contêiner para evitar molhadura por condensação, cargas limpas usar
papel para forração. Quando fardos com outras cargas, usar separações com
divisórias entre as fileiras para evitar atrito e fricção entre as bandas de
metal ou cintas.
Sacos molhados, manchados
podem contaminar os demais, sacos rasgados causam perda de produto a proporção
que forem sendo manipulados, neste caso devem ser costurados se forem de
aniagem (fibras) ou passados fitas se forem embalagens de papel ou plástico.
Orientações: Se
forem mercadorias de consumo humano um boa forração de madeira, papelão
ou sarrapilheira deve ser utilizada. Não esquecer de compatibilidade, evitando
odores quando for produtos diversos, o que pode haver contaminação.
As filas devem ser iniciadas
de antepara para antepara laterais do container em direção à linha do centro.
Não usar ganchos que rasgam ou furam os sacos.
E) TAMBORES
METÁLICOS , BOMBONAS E BARRICAS DE FIBRA
Devem ser estivados em pé,
bem juntos, formando um bloco compacto.
Regras
básicas: Estivada a primeira camada, deve ser utilizada uma
separação com forração de tábua ou compensado, o que alem de evitar o atrito
entre eles causando rasgos, também distribui a pressão uniforme.
Orientações:
quando ocorrer de estivagem de caixas, ou pallets com tambores, evitar que a
quina da madeira fique diretamente encostada na parede do tambor que pode
causar rasgo ou furo.
Muito bom!
ResponderExcluirvoce tem algo sobre a autilizaçao de sacos de estiva?
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