segunda-feira, 8 de maio de 2023

WATER DAMAGE - CARGA MOLHADA

Uma destas avarias é a condensação dentro de um porão de carga ou container, ou outro recipiente, especialmente se estes locais tiveram sua estivagem ocorrida em zona de verão, onde ocorrem altas temperaturas, e são destinados para zona de inverno com baixas temperaturas. Mudanças de temperatura durante a viagem da embarcação aumentam a condensação dentro do porão ou contêiner, o que pode molhar a carga.  Como exemplo no transporte de café em sacaria, o café é uma carga higroscópica, absorve e emite umidade, sendo que na maioria dos casos o café é transportado em containeres não ventilados, apesar de que existem containeres ventilados, ficando a critério dos responsáveis carregadores a responsabilidade em assumir riscos, pois se uma carga de café sai de uma região que está no verão e destina para portos no inverno, com certeza a carga vai ter molhadura, o ambiente começa a suar, é a condensação, onde há o famoso pingamento das paredes. Devem sempre observar se os conhecimentos estão sujeitos às quais leis para evitar sanções, como a recusa da carga, ou considerada como contaminada com perda total. Segundo as Regras de Haia significa contratualmente que a responsabilidade será de quem executou a preparação dos contêineres. Importante observar que usam na prática forração com papel ondulado ou Kraft, o que entendo que abafa mais as sacarias. É bom lembrar que segundo o art. III (2) das Regras de Haia-Visby “o transportador deve cuidadosamente carregar (estufar), manusear, estivar, guardar, transportar, cuidar e descarregar as sacas de café nas mesmas condições de recebimento”. É um padrão imposto pela Regra, o que é equivalente ao cuidado razoável, e os cuidados no transporte devem ser contínuos, vai do início do carregamento até a conclusão da descarga. O que vai constar no Conhecimento é que foi recebida em boa ordem e condição. Alegar vício inerente vai de encontro a falha negligente em não tomar as medidas adequadas para a proteção da carga. Devem ser observados se for usado papel qual a espessura e número de camadas, espaços para circulação do ar durante a estiva. Não podemos esquecer que o depositário da carga tem o dever limitado, pois a sua obrigação é qualificada para tomar cuidado, se carrega no porão, ou no convés, se for container, deve ser analisada pelo transportador. Dentre as medidas do transportador ele devera exercer a devida diligência para tornar o navio navegável, equipar o navio dentro das práticas marinheiras, navio devidamente tripulado e equipado. 

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