sexta-feira, 15 de março de 2024

LACRES DE CONTAINERS - Container Seal (container bolt lock)

 

O que o lacre de container? É uma ferramenta de segurança física, que tem por objetivo garantir a integridade da carga. (ABR/2024).

Não é um dispositivo que garanta 100% a segurança e a inviolabilidade da carga, pois pode ser partido facilmente com uso de ferramentas apropriadas, como exemplo uma tesoura de cortar cabos de aço.

Por outro lado, trata de uma medida protetiva e preventiva para evitar violações, danos às cargas, impedir acesso às cargas, evitar furtos e roubos, violações e adulterações.

O lacre é dividido em duas partes pino e bucha, sendo o pino metálico com ranhura de travamento, e a bucha metálica coberta com plástico com a numeração em alto relevo na numeração. Não se usa tinta para evitar que seja adulterado, e modernamente utiliza-as gravação em laser.

Importante observar que eles podem ser facilmente quebrados, pois a sua função principal é demonstrar que está integra a carga de acordo com a documentação para a movimentação do container, mas não de impedir que seja quebrado, e a carga sofrer perdas e danos ou adulterações.

O container selado, não pode ser aberto sem ser cortado, a não ser que as dobradiças da porta sejam rompidas.

No transporte marítimo seja de cabotagem ou de longo curso, é uma parte essencial para a proteção da carga, sendo que o container lacrado não indica que está garantida a sua integridade, mas eles funcionam como etiquetas numeradas fixadas na porta para não somente identificar o armador, exportador ou outra empresa responsável pela ovação.

Um lacre quebrado nem sempre vai indicar que a carga foi roubada, furtada ou adulterada, pode ocorrer a quebradura durante a estivagem da carga, o que nesse caso deve ser colocado novo lacre.

Outra situação é quando o container passa por inspeção das autoridades portuárias, para apurar alguma irregularidade, e quase sempre são colocados lacres metálicos com o logotipo da alfândega como exemplo quando passa por vistoria aduaneira.

Existem riscos na preservação da carga sem violações, é fato que muitas vezes o Armador entrega lacres para os terminais após ovação lacrarem seus containeres, nesta situação haverá risco, pois poderá haver alguma violação de procedimento e gerar embarques de cargas ilegais, como exemplo contrabando, drogas ou armamento.

A ISO 17712 instrui sobre padrões de segurança dos lacres, onde devem ser testados para determinar a sua resistência física, dessa forma sendo projetados e construídos de forma atender as características que normalmente são sujeitas as violações.

Esta certificação ISO deve atender a determinados requisitos para obter a classificação de lacre de alta segurança, e atender os negócios de transporte internacional, dentre estas exigências é quanto a elevada resistência mecânica, resistir as intempéries do mar, influências ambientais, além de choques durante a movimentação, variações de temperatura, vibrações, entre outras.

A identificação tem por objetivo garantir a autenticidade do lacre, também é uma característica crucial dos lacres de alta segurança, pois podem ser marcados por um número de série individual, código de barras, código QR etc. para permitir rápida identificação e rastreabilidade.

Cada armador ou outra empresa tem o seu padrão de tipo de lacre e cor.

Em um container existem três locais para serem lacrados os containeres, sempre na porta da direita, pois abre primeiramente, logo são fixados ou nas duas hastes (door handles) das barras de travamento (locking bars) ou na parte inferior no alojamento e detentor de travamento (locking cam and cam keeper).

Importante observar que a numeração deve ser a mesma no pino e bucha, numa vistoria é sempre importante verificar esta situação, caso contrário haverá alguma suspeita de violação.

Se porventura em uma vistoria verificar que o lacre foi colado, que hoje em dia é muito possível de ocorrer, pois existem colas fortes que colam até metal, neste caso, deixa de ser suspeita, mas sim que houve adulteração, houve ação humana, logo pode ter havido furto ou roubo, ou alguma ação para transporte de coisas ilegais.

No caso de serem quebrados para uma vistoria aduaneira, é necessário que ao termino seja colocado além do lacre da alfândega um outro lacre que tem uma proteção maior, normalmente o lacre de alfândega é metálico e fácil de quebrar.

Normalmente quando houver fiscalização aduaneira o container normalmente é direcionado para uma área própria para inspeção, nesse caso é razoável ter o acompanhamento para que o lacre não seja quebrado antes da vistoria.

O lacre por ser de utilização única, não pode ter repetição de numeração, normalmente são fabricados em série e com numeração idêntica nas duas partes.

Garantir a integridade da carga contra roubo e furto, muitas vezes são colocados como complementação de segurança cadeados e até soldaduras de barras nas portas.

No caso de evidências de violações de lacres, devem ser realizadas algumas ações para salvaguardar interesses, entre elas recomenda-se: tirar foto do lacre, informar as partes interessadas e as autoridades portuárias.

Entendo que a principal função é garantir a integridade da carga, mas também devemos observar que o número do container que é registrado no documento da carga ajuda a provar que o container chegou correto ao seu destino.

Milhares de containeres circulam em volta da Terra, carregados de diversos produtos, de diferentes valores, mas todos devem estar protegidos, logo existe um procedimento padrão para a lacração, que é uma exigência internacional, é importante que o número do lacre seja lançado no conhecimento de embarque e manifesto, que será a orientação para o acompanhamento do embarque até o destino final.

Referência:

HTTPS://www.iso.org

 

 

 

 

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