segunda-feira, 15 de abril de 2024

SILVER NITRATE TEST (Verificador de presença de cloretos nos produtos siderúrgicos)

Em algumas regiões da costa brasileira encontramos locais com grau de salinidade elevada como é o caso em Fortaleza, Estado do Ceará, mais específico a Praia do Futuro, que ganhou o título de lugar com maresia mais forte do Brasil, como também na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, vamos encontrar a Lagoa de Araruama, que apesar de ser conhecida como lagoa, é uma área considerada dos maiores corpos de água hipersalina, bem como as salinas da região do Rio Grande do Norte, com grande produção de sal, o que podemos verificar que os portos da costa brasileira sofrem efeitos da maresia, e além de estar fronteiriço ao Oceano Atlântico.

O teste com a solução de nitrato de prata é uma maneira eficaz que pode ser usada para descobrir se há presença de resíduos de cloretos corrosivos.

O Brasil é um grande exportador de produtos siderúrgicos, como exemplo os principais temos bobinas de aço laminadas, tarugos, tubos, fio máquina e chapas de aço, e nem sempre são embarcados diretamente vindos das fábricas, a maioria das vezes por questões de logísticas ficam depositados nos pátios / armazéns externos dos terminais e alguns em armazéns / galpões de trânsito, o que acaba ocorrendo ação das intempéries do mar, e que acabam sendo contaminados por cloretos corrosivos.

No transporte marítimo além da umidade do alto mar, podem ocorrer borrifos de água salgada (cloreto de sódio) devido passagem de água pelas tampas de escotilha, que podem ser por furos nas tampas, borrachas de compressão endurecidas, ou por umidade pela ventilação para os porões, condensação que podem gerar pingamento com resíduos de outras cargas previamente transportadas, que não tiveram uma limpeza do porão a contento, entre outras causas.

O que é o Silver Nitrate Test?

É um teste rápido e eficiente para determinar a presença de vestígios/contaminantes de cloretos nos produtos siderúrgicos, ou seja, teste efetuado sobre vestígios de ferrugem encontrados, logo podendo ser verificado antes do embarque ou após a descarga

Como é a composição do Nitrato de Prata (AgNO3) para a realização do teste?

Trata de uma solução composta de duas partes de AgNO3 (sal cristalino), duas partes de ácido nítrico (sem cloreto) e 96 partes de água destilada (Knight, 1985). Uma das recomendações é armazenar num frasco escuro, e para o uso utilizar um aplicador tipo conta-gotas.

Como é feito o teste?

Existem duas formas: pingando o Nitrato de Prata diretamente na região da ferrugem na parte exposta do produto siderúrgico, ou raspando a ferrugem encontrada e pingar em cima o Nitrato de Prata.

Como é encontrado o resultado?

No local do pingamento se houver contaminantes de cloretos, haverá uma reação química de cor leitosa, que poderá trazer uma reação negativa, limitada ou positiva.

Quando houver uma forte reação química a presença de contaminantes é evidente, entretanto para questões de evitar controvérsias, o que deve ser feito é coletar o pó raspado da ferrugem para fazer um teste mais apurado, pois entendo que a indicação pela reação pode trazer dúvidas, ou seja, as evidências do cloreto não são claras, e sujeitas à contraprova, onde poderá após uma análise laboratorial e testes químicos adicionais para se ter uma análise conclusiva.

Não podemos esquecer que produtos siderúrgicos não são embarcados após a fabricação, ficam em depósitos nas fábricas, são transportados via transporte ferroviário, rodoviário até chegar ao local de armazenagem que pode ser um armazém, ou porto de embarque, onde estarão sujeitas às condições adversas meteorológicas, como chuva, neve, borrifos de água de poças nas estradas, entre outros. Nos portos podem ser contaminados além da maresia, também de poeiras e borrifos de outros produtos.

Considerações finais: Do meu ponto de vista, entendo que o teste de Nitrato de Prata é um meio de prova preliminar para evidenciar a presença de cloretos, para se ter uma prova conclusiva é necessário que se faça testes laboratoriais /químicos.

Produto siderúrgico tem alto valor, e não podemos esquecer que os efeitos da ferrugem podem gerar impactos significativos na resistência, durabilidade e desempenho dos materiais fabricados, por isso entendo, que o Silver Nitrate Test, deve ser aplicado sempre que houver vestígios nos produtos siderúrgicos.

Existem especialistas – Mariner and Cargo Surveyors, que são treinados para fazerem acompanhamento das condições de cargas antes do embarque, e fazerem esses testes, bem como emitirem laudos de condições das cargas.

Referências:

KNIGHT, K.G. - Loyd`s Survey Handbook, Loyd’s of London Press, London, 1985

Nenhum comentário:

Postar um comentário